segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Controle de Fluxo


Falo sobre isso com um leiguismo tão grande quanto o de qualquer pessoa que esteja lendo isto neste momento. Apenas me baseio por vivências, e um pouco que sei relacionado ao assunto. O auto-controle ou "Controle de Fluxo", aqui assim citado é algo inerente a todos nós seres humanos, mas nunca fácil de lhe dar.

Tudo é vivido pela primeira vez e sem preparação, como se um ator entrasse em cena sem nunca ter ensaiado. Situações ocorrem e nós estamos indo a todo vapor, para onde não sabemos. É o mesmo que estarmos livres, num vôo solitário, sem saber para onde vamos. É quando seu pensamento fala com você e te gere um leque de indagações: Se não agora, quando? Se não você? Então, quem? É simplesmente como vivemos. Tudo de uma só vez, fazendo com que tudo se misture: sentimentos, desejos, anseios.. e acabamos (em alguns casos) até criando bloqueios. Viver é bem difícil, e mais difícil ainda quando além de não sabermos como agir, não sabermos exercitar o auto-controle. Tentamos prever como será tudo que condiz nossa própria vida, criamos uma ânsia incontrolável. Não controlar formas de agir e muito menos de pensar dizem respeito diretamente a ausência do auto-controle. É como sempre controlar seus passos, planejar seus atos, ou tudo isso associado como um monte de sensações próprias misturadas e jogadas pra você viver e controlar sem saber nem ao menos por onde começar. É tudo sobre como evitar a dor. Não dá pra manter o jogo sem falhar. O auto-controle está diretamente associado ao erro. Você é como uma máquina, porém uma máquina que fala, que sente, que pensa, que age, que tem sensações, que tem sentimentos, que vive! Contudo é difícil de lhe dar com toda essa vivência e exatamente por isso precisamos exercitar o auto-controle.

Há uma situação em que é essêncial a prática do auto-controle. Situações diretamentes associadas ao instinto de ser humano. O ser humano é instintivo por natureza, logo, acaba por praticar atos impesáveis, os justificando através do instinto. É justamente nesse momento, e na sua repetição, que é necessário praticá-lo, pois a ausência de controle, nos causa danos. Outra situação em que o controle de fluxo se agrava e se torna ausente é dentro de uma relação afetiva. Quando se gosta de alguém, muitas vezes a emoção sobrepõe a razão gerando um deseqüilíbrio perceptível, a ponto de você muitas vezes não se controlar, e acabar se rebaixando para quem você gosta, pelo simples fato de querer "manter tudo bem". O outro lado sempre vai te mostrar pretextos que mostram apenas as "costas", para te manter próximo. E você sempre irá tentar apaziguar as coisas, se rebaixando, pra que tudo fique bem. É nesse momento que ocorre a ausência do auto-controle. É preciso exercitá-lo.

Algo importante que vale ser ressaltado: a mudança surge a partir do momento que assumimos pra nós mesmos que estamos errados. E isso faz parte do auto-controle. Julgar estarmos certos sempre está intimamente ligado a não termos o controle de nós mesmos, do que é certo ou errado. É necessário dicernimento, e assumir os próprios erros, ouvir a opinião dos outros. É fazer com que a prática não negue a teoria. Isso em suma é o auto-controle.

Quando eu disse que o exercício do auto-controle é difícil eu estava querendo tornar claro que é muito mais difícil quanto aparenta ser, pois engloba uma série de fatores. É necessário saber controlar um pouco de tudo, dos seus desejos, dos seus anseios, de suas vontades, de suas relações, de suas amizades, de sua família. Não é fácil, porém, todos nós temos uma fuga diferente. Desejamos ser livres, o que pode nos impedir de tentar? (Essa liberdade está diretamente ligada ao nosso modo de pensar).

9 comentários:

  1. o auto-controle existe pra que saibamos lidar com as situações da vida , mais nem todos nós sabemos ter esse auto controle até por que cada uma pessoa tem tem um estilo de vida diferente,vivemos situações diferentes,somos diferentes em relação as correrias e modo vida mais somos iguais perante deus e capazes de
    enfrentar todos os problemas idependente de tudo tornar o auto controle favorável e questão de tempo e experiência.


    Sanidade
    Há um relógio em meu bolso e seus ponteiros estão quebrado,
    A face está falha mas as engrenagens estão funcionando,
    Desordem é um estado fundamental da mente,
    Não importa o que estou entendendo,
    Estou garantido em acabar no estado de dúvida,
    Sanidade é um trabalho período integral,
    Em um mundo que está sempre mudando,
    E sanidade é um estado da mente em que você acredita,
    Sanidade
    Há uma sombra na parede onde a pintura está descascando,
    Meu corpo se move para frente mas minha mente está girando,
    Depressão é um estado fundamental de ser,
    Não importa como meu dia tem se desenvolvido,
    Eu sempre acabo vivendo neste mundo de dúvida

    sanity - bad religion

    ResponderExcluir
  2. sempre soube do enorme dom que existe dentro de você. Texto belíssimo *-*

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Estava acontecendo comigo no meu namoro, eu não estava tendo um auto-controle de mim, e começava a conversar com elas coisas que estragava o nosso sentimento, como o texto bem diz: não nascemos aprendidos, fiz o ato, vi que estava errado e mudei,foi meu auto-controle, espero manter esse meu controle.

    texto muito bom mesmo, show de bola, está condizendo com minha vivência atualmente.

    ResponderExcluir
  5. outro texto da sessão ''queria ter escrito isso, porém alguém já o fez''. Digníssimo, Iaguito!

    Apesar de toda sua destreza em redigir o post, confesso que a teoria desse assunto é BEM mais simples e até óbvia. Auto-Controle é um exercício para poucos. Diria até que é uma arte. Alguém como eu, que atropela tudo (com prazer), não sabe meçer os limites de nada. Apesar disso, fazemos o possível, não é? rsrsrs

    Enfim, curte muito tua linha de raciocínio.
    Como sempre, vc usa bem as palavras..

    beijo!

    ResponderExcluir
  6. mermão !!! porra de namoro!!!
    o que está em questao é o seu caráter porra!!!
    pra vc do post aew em cima!!!
    auto controle!!!

    ResponderExcluir
  7. Discordo do comentário acima. Namoro sincero não se encontra em qualquer esquina.

    E outra coisa: o auto-controle pode ser aplicado em qualquer instância de nossas vidas, seja ela familiar, afetiva, de amizade, etc.

    ResponderExcluir
  8. obrigada pela visita!!

    esse post foi bem denso... auto-controle tambem tem a ver com paciencia.. exercicio constante de saber suportar as mais diversas situações mesmo quando vão contra os seus anseios.

    até!!

    ResponderExcluir