terça-feira, 19 de maio de 2009

O Espírito e a Espada.


Tema sugestivo, não? Pode assustar a princípio, principalmente pelo nome que carrega, entretanto, após a leitura vocês vão entender perfeitamente ao que me refiro quando falo em espírito e espada. Estava eu a ouvir meu Hardcore (como sempre o nacional) vagando por locais, ou mesmo estático em um ônibus, ou topique, etc. E de repente a música para, e o instrumental fica mais calmo, dando abertura pra uma parte falada da música, eis ela:

''Existem dois poderes no mundo, o espírito e a espada, mas à longo prazo a espada sempre será conquistada pelo espírito. - E isso me faz acreditar, na infinita capacidade humana de amar." (A décima letra que introduz um nome forte - Prelúdio)

Isso deveras me chamou atenção, pelo fato de que metaforiza a nossa realidade utilizando-se de elementos que existiram praticamente desde o começo da história da humanidade e simbolizando algo que realmente ocorre (e que está em evidência; - ocultado).
Estes dois poderes (o espírito e a espada) nada mais seriam do que: - o espírito representado pelas pessoas lutadoras, pelas classes baixas, pelo proletariado, dos usurpados pelos "poderosos", acima de tudo, das pessoas que lutam por seus direitos, por uma vida mais digna. É o simples "poder acordar" sem um motivo pra chorar, pra padecer diante de sua vida.
- A espada, no contraposto, seriam então as classes dominantes: os burgueses (que podem ter nascido na classe média, mas que até hoje existem; - sob novos moldes), possuintes dos meios de produção, exercendo seu poder dominante sobre os dominados. Sobretudo lucrandos às suas custas. Liderando de forma controladora, exercendo seu domínio sobre a imensa maioria, dentro do caos, do nosso caos!

Então cheguemos ao foco "mas à longo prazo a espada sempre será conquistada pelo espírito".

Poderá haver derrota, derrota sobrepondo derrota, mas, no final, no fim do caos, somente os verdadeiros, os que destinaram sua vida de uma forma digna, honrosa, lutando por si e por todos ao mesmo tempo; os que não desistiram; os que padeceram, mas se ergueram; os que levantaram uma bandeira e morreram por ela.. Vencerão! (...) Sim! Estes irão vencer, esses são os que realmente tem o verdadeiro "poder" em mãos. Enquanto os outros, serão sempre "os outros". E isso me faz acreditar na infinita capacidade humana de amar!

Obs: Depois dizem que o Hardcore não é um som consciente. Acho que não o conhecem à fundo. Uma pena.

6 comentários:

  1. você acredita mesmo que essa lógica mudará ? Curto Hc, adoto muitos pontos do hc na minha vida, mas sinceramente não acredito no fim dessa divisão social. Sempre foi, desde o início dos tempos e sempre será. Não desejo, óbvio, porém é fato: o dinheiro e o poder sempre serão armas tão fortes quanto a dignidade, honestidada, luta e amor. O problema não é o poder; são as pessoas.

    ResponderExcluir
  2. ah eu acredito que a lógica mudará sim.
    "à longo prazo a espada sempre será conquistada pelo espírito"
    e isso acontece diversas veses. o dinheiro e
    o poder podem ser armas fortes, mas a honestidade e a dignidade provém de uma força
    mais "complexa". não vamos generalizar.
    o problema não é o poder; são uma parte das pessoas ;)

    ResponderExcluir
  3. Quem não acreditará em nossos sonhos, se não nós mesmos quando estamos acordados? A questão é: Devemos ser a fluência com que queremos que o mundo flua. Se a gente não acreditar, não restará mais ninguém a fazer...eles roubaram nossa dignidade e honestidade por conta do dinheiro e do poder. Mas não devemos deixar que roubem nossos sonhos!

    " Não sou capaz de dar a vida por minhas ideologias, elas vem e passam. Mas, sou capaz de dar a vida se me roubarem a honra de pensa-las". (Friedrich Nietzsche)

    ResponderExcluir
  4. a infinita capacidade de amar, siim :) ''à longo prazo a espada sempre será conquistada pelo espírito" é, pode ate ser... mas, a honrra da pessoa é q diferencia isso . sao poucos os que sao humildes verdadeiramente, mas sempre serao dignos de amar e seguir seus ideais e mudar a logica que esta ao redor . e nao deixaram que levem seus sonhos embora =)

    ResponderExcluir
  5. Snow Peak Titanium Flask Flask - TITanium Artists
    Flask - titanium teeth TITanium Artists - Find out all about this titanium mountain bikes Flask titanium color project. Flask - TITanium Art Studio - The titanium bicycle Art Gallery nano titanium by babyliss pro for

    ResponderExcluir