quarta-feira, 31 de março de 2010

Hardcore e Moralismo

Há algum tempo eu não postava por aqui, mas como vocalista e apaixonado vertente do rock "hardcore", venho trazê-los um questionamento.

O Hardcore é um estilo musical proveniente da cultura punk, ou contra-cultura, ligada diretamente ao ativismo, à contestação social, à exposição das mazelas da sociedade, ao embate individual e ao questionamento em geral.

Com o passar do tempo, o Hardcore perdeu um pouco da essência crítica, pois antes além de crítico era ligado ao ativismo, em que as pessoas ligadas ao movimento saíam nas ruas, contestando a situação que os desagradava, inclusive correndo sérios riscos de serem espancados pela polícia, ou mesmo até presos.

Com o tempo ocorreu o que me convém chamar de ''marasmo moral'', em que mesmo o tom crítico das letras permanecendo, passou a haver a falta do ativismo, e as palavras passaram a ser somente palavras, daí o "marasmo moral" ao qual me referi anteriormente.

Hoje em dia o sentindo do "hardcore" meio que se perdeu, não só pela falta do ativismo no geral, como também pelo fato de que as bandas que ainda trazem alguma essência no som, ou seja, letras críticas, acabam no marasmo moral, nas palavras por palavras.. além do mais as bandas do estilo hoje em dia, são muito confundidas pelas pessoas com bandas do estilo ''emo'', ou ''emocore'', principalmente pelos leigos no assunto, o que contribuiu de forma negativa pro entendimento e engrandecimento do estilo, visando a real mudança.

Meu intuito neste post é questioná-los: Hardcore, real intenção de mudar ou apenas palavras por palavras (falso moralismo)?

3 comentários:

  1. Gostei do post, vou ser se passo mais por aqui.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, acho que não só dentro do HC, ( e do rock) mas da música em geral,antigamente o pop também era de quem tinha algo pra dizer, ou talvez até mais longe... Hoje em dia TODO MUNDO sabe de tudo,(quase)todo mundo reclama e todo mundo sabe que tem coisa errada pra ser mudada, porém só uma meia dúzia, tenta mudar, enquanto o resto só fala, mesmo.

    E é triste isso, mas é o que - de longe, pelo menos - dá pra notar hoje.

    Grande blog cara! abraço

    ResponderExcluir
  3. eu não acho que "palavras por palavras" seja necessariamente sinônimo de falso moralismo. pode ser que fim, pode ser que não. sou uma odiadora declarada de moralismo, do falso então... acho que o que aconteceu é que a coisa da crítica se tornou um estigma. a partir do momento que criticar se transformou característico do estilo, portanto obrigatório para que se possa pertencer a ele, estabelece-se um padrão - e tudo que força se perde da essência.

    ResponderExcluir