quinta-feira, 9 de abril de 2009

Fim do Colligere.



Como se sabe o Colligere acabou desde o dia 30 de novembro de 2008, oportunidade na qual fez seu último show (com a banda gringa Comeback Kid). Como na época eu não tinha blog, utilizei-me do meu fotolog pra noticiar o triste fato e expressar meu sentimento em relação a banda (e coisas mais..).

Eis o texto:

Venho trazê-los a triste notícia do fim de uma das maiores bandas de hardcore do Brasil, fim do Colligere. Poucos conhecem, entretanto muitos já devem ter ouvido falar, raros conhecem a fundo. O Colligere esteve entre as bandas que, com muita personalidade e dificuldade, conseguiram manter-se no underground. Personalidade por não mudarem sua sonoridade e principalmente o conteúdo de suas letras, e dificuldade por não terem nenhum incentivo e mesmo assim conseguir fazer muitos shows, viagens e mostrar o seu som para diversas pessoas. É de fato impressionante como excelentes bandas acabam, enquanto do outro lado observamos bandas que não nos trazem absolutamente nada, com milhares de fãs e no auge do sucesso.
O Colligere indubitavelmente contribuiu para o que sou hoje, para a formação da minha personalidade e caráter, para enaltecer a minha visão crítica das coisas. As letras me ensinaram bastante, e eu sempre as busco, pois são fortes críticas mescladas com poesia em que a crítica se associa a poesia através de metáforas (inclusive esse é um pedaço da descrição da comunidade, a qual sou dono, e que homenageia o Rodrigo Ponce, vocalista). Pra quem acompanha meu dia-a-dia percebeu notoriamente o quanto o Colligere foi e é importante na minha vida, a começar pelo título do fotolog, um pedaço da letra de “Remorso” e pelas frases que costumo exaltar em meus posts, ou mesmo nos nicks do msn em que cito as letras do Colligere, ou até ouvindo as músicas no mp3. Podem apostar que o Colligere é influência da Faina e não poderia ser diferente.
Frases marcantes, verdadeiros tapas na cara. Agora restam áudios e muitas letras que funcionam como verdadeiros livros para quem quer. E o que mais me amargura talvez nem seja o triste fim, e sim o fato de eu nunca ter ido a um show dos caras. Constantemente me deparo com aquela velha frase, e o fim do Colligere me motivou mais uma vez a usá-la: “Onde buscarei paixão pra conceber novas idéias?”.
O Rodrigo Ponce parecia prever o fim do Colligere quando um dia escreveu: “'algumas coisas enchem seu peito como um sopro e como um sopro elas vão embora...”, pedaço da letra “A aplicação poética do materialismo”. Ele já preveria que mais cedo ou mais tarde o fim poderia acontecer. Outrora ele escrevia: “silenciar nem sempre é igual a morrer...”, mais um pedaço da letra de “Remorso”.
Agora irei me aproveitar de versos que uma garota escreveu na comunidade da banda: “Fim de uma história, fim de uma alegria, fim de bons momentos, fim de canções feitas com o mais puro sentimento, fim de um sopro de vida, fim de uma motivação, fim de uma dignidade, fim de um caráter, fim do Colligere.”
Talvez o fim da banda seja proveniente de versos que já foram escritos um dia, pelo próprio Rodrigo Ponce... “No final é apenas uma questão de aceitar as regras, abrir mão de algumas coisas para ter outras... A conveniência se impõe sobre a liberdade e o poder sobre a vontade.”. Ainda prefiro acreditar que silenciar nem sempre é igual a morrer! E que nós poderemos ter outras motivações para a mesma coincidência! Tudo pode ser um novo começo. Que fique as músicas, a influência, principalmente no âmbito de exaltar visões críticas. E o Colligere é mais uma das bandas que entram pra saga das grandes que se vão. Como cinco vontades...


8 comentários:

  1. IAAAAAGO, comentando só proque você escreve bem, e com palavras bonitas, de quem conhece a verdadeira língua portuguesa, mas é mentira, não é só por isso que eu estou comentando, oks. ;) Enfim, você manda muito bem nos textos, e eu gosto de ler, então... CONTINUE. ;D <3

    ResponderExcluir
  2. legal bro, legal.
    interessante ver um texto bem redigido, formatado e que mostre a importância de um grupo de pessoas na vida de alguém, mesmo que esse alguém nem os conheça de vista.
    não fiquei desolado quando a banda acabou, mas confesso que queria ver um show e nele buscar paixão para levar minha vida através de novas idéias e mudanças repentinas no cotidiano, seja com a admiração por uma banda, seja com a forma de agir, seja VIVENDO

    ResponderExcluir
  3. Cara, Muito boa sua colocação a respeito do fim da banda. Realmente '...raros conhecem a fundo' ou até mesmo raros conceguem interpretar a toda a mensagem que a banda proporcionava.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Muito boa sua colocação,colligere deve ser lembrado em qualquer lugar,porquê foi e sempre será a melhor banda do Brasil.

    ResponderExcluir
  6. Gostou mesmo deles, hein?

    É sem dúvidas uma das melhores bandas de hardcore que o Brasil já teve, e uma pena que muitas pessoas ainda não a conheçam assim.

    Abração, Iago!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom cara.
    conheci colligere e logo depois ele acabaram.
    puta banda
    e ótimo texto

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o texto, também penso igual a voce.

    Tive o prazer de ver um show do Colligere em Criciúma-SC, uma cidade em que quase ninguém conhecia os caras e deu pouca gente o show. Mas foi mto fóda! Os caras são bons demais e também são fonte de inspiração pra mim.

    ResponderExcluir