quarta-feira, 26 de junho de 2013

Sobre os protestos no nosso país, uma opinião pessoal.



Nunca fui partidário ou ativista em movimentos sociais, mas tenho observado com muita atenção e admiração tudo que vem ocorrendo no meu país nos últimos dias. O que se observava era um nítido comodismo, no qual estávamos inertes e silenciosos, como cúmplices de um crime perfeito, que ocorria por de trás dos panos, sem que ao menos pudéssemos perceber, ou intervir. Mas, inesperadamente, o gigante acordou! Para a surpresa de todos e em especial dos líderes dessa hierarquia invisível na qual estamos inseridos. Quase todas as capitais brasileiras estão inseridas nesse movimento que se alastra como gasolina em fogo! E por isso a minha admiração! E por isso esse texto! E por isso a vontade de ir pras ruas! É muito bonito ver algo que não era visto desde os tempos do fim da ditadura militar, na metade dos anos oitenta, ou mesmo não indo tão longe, com os "caras pintadas", no início da década de noventa, movimentos nos quais existia a essência, e o real intuito de mudança. Interessante ver que este movimento está sendo alicerçado por jovens, uma juventude cheia de vontade de mudança! Várias pessoas de todas as classes e idades abdicando de interesses individuais em prol de um interesse coletivo, algo bem maior do que todos nós! Numa sociedade que preza pelo individualismo e pelo egocentrismo, isso é no mínimo admirável! Todos unidos em prol de derrubar interesses partidários e privados e fugir de uma lógica que impõe alternância de poder, e não mudança. É importante ressaltar que o contexto é um só, mas de acordo com cada capital, os interesses podem ser considerados específicos, como a redução do valor do transporte publico, a qualificação do transporte urbano, que são focos em quase todas as cidades, além da luta contra a corrupção que é algo inerente ao nosso país. Na verdade, trata-se de uma "bola de neve" que se acumulou durante muitos anos no qual observamos tudo de maneira passiva, omissa e agora acordamos e estamos na luta!


Eu não repudio a Copa no Brasil (nem a Seleção de Futebol do meu país), pois, apesar dos pesares, esta que está nos dando a possibilidade de midiatização dos nossos interesses coletivos, de maneira tal que, caso não houvesse copa, talvez nem ocorreria movimento social. Já pararam pra pensar nisso? Ressalto a importância de que os protestos devem por obrigação serem pacíficos, pois vândalos infiltrados acabam somente 'manchando' o real sentido do movimento e desvirtuando a paz que deveria ser sempre presente em todo e qualquer movimento social.

Acredito que o boicote alavancaria os interesses dos protestos pacíficos, que em tese, em muitas ocasiões, acabam não alcançando completamente os seus objetivos, já que as causas são muitas e o "prejuízo" para o Estado é pouco, ou nenhum. O boicote seria simples, por exemplo: a causa é a "redução do valor de passagens do transporte público", simplesmente as pessoas ligadas ao protesto deveriam boicotá-lo o máximo que pudessem, logo, os empresários, detentores das empresas de ônibus, teriam prejuízo e reduziriam o valor da passagem, satisfazendo assim um interesse coletivo. É claro que isso deve ser aliado a prática de protesto pacífico.

Certamente, esses protestos resgataram o sentimento de "ser" brasileiro, de amar o país, de sair nas ruas, de acreditar na mudança! Porém precisamos de mais pão e menos circo, porque de circo o povo está cheio, e, cá entre nós, circo não enche a barriga de ninguém! Que se expanda o batimento do nosso coração. Que se torne ponte, caminho, lugar e casa! Pra que nunca o nosso silêncio seja cúmplice da corrupção e abuso de poder. A grande notícia chegou, espalhem! Nós somos o movimento! Há pessoas caminhando em todo tempo e em todo lugar, não podemos parar!

Obs: Obrigado a todos que leram até aqui. Espero que esses acontecimentos gerem o que buscamos, e que estes estejam nos livros de história para nossos filhos se orgulharem! #OGiganteAcordou #VemPraRua

Obs: Imagem feita no protesto da cidade de Fortaleza na data 19/06/13.

Créditos da imagem: Light Panic.