domingo, 20 de novembro de 2011

Valor e Desvalor


Tenho pensado muito a respeito disso nos últimos meses, demorei, mas finalmente resolvi postar a respeito.

Uma tendência natural do ser humano é: quanto mais valoriza, mais é desvalorizado. E quanto menos valoriza, mais é valorizado. São elementos inversamente proporcionais. Lendo assim parece uma parada meio "sacal". Obviamente, não é preciso ser nenhum "expert" pra regidir a respeito, mas é preciso refletir sobre isso. Vivenciei muitas coisas na vida que me provaram isso. Aliás, todas as pessoas já viveram ambas as situações algum dia e já deviam ter tomado essa conclusão, embora eu acredite que a maioria das pessoas já tenha tomado.

Cansei de esbanjar atenção, carinho, ser o "bom moço", e fazer tudo que alguém quiser. Isso abre margem para o desvalorizamento. Não que eu tenha cansado no sentido de ter desistido de ser uma pessoa assim (a essência permanece). Agora, criei um certo bloqueio. Só dá pra ser assim quando há reciprocidade, e portanto, nenhum problema em relação ao "desvalor". Diríamos que criei uma certa imunidade.

Em contrapartida, observei situações em que o desvalor foi cultivado e o outro lado, a pessoa que foi desvalorizada, supervalorizou-o. E comigo sempre foi assim, principalmente no âmbito de valorizar demais e ser desvalorizado. Contudo, quando vamos adquirindo certa maturidade, vamos enxergando as coisas com mais clareza, com mais objetividade, com mais sutileza, analisando as possiblidades que cada contexto nos remete, passando a agir com maior discernimento. E assim vamos deixando a inocência e a ingenuidade e passamos a agir conforme as pessoas agem conosco.

Algo que precisa ser refletido também são as "projeções". Projeções de seres perfeitos que habitualmente criamos, gente: seres perfeitos não existem! O ser humano é imperfeito por natureza. Essas "projeções" de seres perfeitos acabam fazendo com que cultivemos o "valor exagerado" e com ele vem a ilusão, e acabamos sendo desvalorizados. Portanto, pés no chão.

Pense duas vezes antes de valorizar outrém. Espere o mínimo de reciprocidade. Não doe seu coração, se não tiver a certeza que ele quer ser minimamente recebido. Valorize quem te valoriza (ao seu modo). Não valorize quem não te valoriza. Aguarde, seu tempo chegará.